WhatsApp: (13) 99638-8847 atendimento@nutrym.com.br

Ingredientes:

2 ½ xícara de chá de abóbora crua e sem casca
1 ½ colheres de sopa de açúcar Demerara (para cozinhar a abóbora)
2 lascas de canela em pau
3 ovos
3 col. de sopa de óleo de coco
1 e 1/2 xícaras de farinha de arroz
1 xíc de chá de açúcar Demerara
1 col. de sopa de fermento em pó
1 xíc de chá de castanha do Pará picada
1 col. de sob de canela em pó
1 pitada de sal rosa
½ col. de chá de noz moscada

Modo de preparo:

Numa panela, junte a abóbora, a 1 e ½ col. de sopa de açúcar, a canela e água suficiente para cozinhá-la. Assim que a abóbora estiver macia, escorra, retirando a canela. Bata a abóbora, o óleo e os ovos no liquidificador. Junte a farinha, o açúcar restante, a canela, noz moscada e a castanha picada em uma tigela. Acrescente aos poucos a mistura de abóbora e misture bem, sem bater. O fermento vai por último. Despeje em assadeira untada e polvilhada. Coloque no forno a 180º pré aquecido e asse até dourar (de 30 a 40 minutos).

Sugestões:

O açúcar que eu sugiro é sempre o açúcar de coco. Primeiro porque é uma opção mais natural e segundo porque tem um índice glicêmico bem mais suave do que os outros açúcares (isso significa um aumento da glicemia mais suave). Mas vou listar outros substitutos: açúcar mascavo ou demerara- use menos e não consuma bolos com esses açucares diariamente. Eles têm mais nutrientes, mas não deixam de ser açúcar! Outra dica ainda é usar um creme de bananas ou tâmaras para adoçar o bolo- dependendo do paladar, nem precisa acrescentar mais açúcar (ou, no mínimo, permite diminuir a quantidade). Para a banana pode usar crua mesmo. A tâmara deixe de molho em água e bata em seguida, fazendo um creme. Vá testando as quantidades de acordo com o seu paladar. Para quem quer segurar o peso, os únicos adoçantes que eu indico são o xilitol e o stévia culinário.

Sugiro o óleo de coco. Uma opção extremamente nutritiva e que dá um saborzinho especial em todo o bolo. Mas, caso não goste, sugiro trocar por manteiga ghee. Dá para fazer em casa (mais barato que comprar pronto), veja no Google vídeos mostrando como fazer.

Receita disponível no site da TV Tribuna: https://redeglobo.globo.com/sp/tvtribuna/noticia/viver-bem-receita-especial-para-a-preparacao-dos-10-km-tribuna-fm.ghtml

Crédito da foto: Reprodução/TV Tribuna