Almoçar e jantar fora no dia dos namorados pode ser complicado para quem é portador de doença celíaca ou intolerância à lactose. Mas nesse dia dos namorados ficará mais fácil ir jantar fora com o seu amor, em Santos. Isso porque a Lei Municipal 3.298 foi feita para auxiliar os portadores dessas doenças quando forem comer em restaurantes, lanchonetes ou qualquer estabelecimento que oferece alimentos. Ela exige que esses lugares disponibilizem tabelas visíveis com informações nutricionais do que é oferecido em seus cardápios como: quantidades presentes de calorias, presença de glúten, concentração de carboidratos, lactose, concentração de triglicérides, colesterol, fibras e sais minerais como sódio, cálcio, potássio e vitaminas. Caso o local não disponibilize as informações nutricionais em um display ou cardápio de maneira visível, exija o seu direito e peça ao garçom ou atendente.

A doença celíaca trata-se da intolerância ao glúten, e geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida, mas muitos pacientes recebem o diagnóstico somente na vida adulta. Mas afinal o que é o glúten? É a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada, cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis. Essa proteína não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. O glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

Já a lactose é o açúcar do leite de vaca, e a intolerância a este açúcar é caracterizado pela falta da enzima lactase para digerir um tipo de alimento, que contenham leite e seus derivados na preparação: manteiga, requeijão, queijos, bolos, iogurte, etc. A doença pode se manifestar desde o nascimento, como também se desenvolver em algum momento da vida.  Os principais sintomas da intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos à duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão: diarreia, náusea, vômito, dores abdominais e inchaço.

A Nutrym pode ajudar você a regularizar a situação do seu restaurante e adequá-lo às normas da Lei Municipal 3.298. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe: (13) 99722-0676 (WhatsApp) | (13) 3222-3897.

Secured By miniOrange